Região de Santa Maria passa para bandeira vermelha no mapa preliminar

0

No final da tarde desta sexta-feira, 11, o Governo do Estado divulgou o mapa preliminar da 19º rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Sete regiões estão na bandeira vermelha, que indica risco alto de transmissão do coronavírus, e as outras 14 regiões em bandeira laranja.

A região de Santa Maria, que abrange 32 municípios da região central, é uma das que passou para as medidas mais restritivas da bandeira vermelha. Por outro lado, Formigueiro pode adotar o protocolo da bandeira laranja, pois se enquadra na regra 0-0, quando não tem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.

Se enquadram na mesma regra os municípios de Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Itacurubi, Ivorá, Jaguari, Jari, Mata, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São Francisco de Assis, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul.

Segundo o Estado, a região teve uma piora no indicador de hospitalizações confirmadas para covid-19 durante a semana, passando de 23 na semana anterior para 50 nesta, o que equivale a um aumento de 117%. Com isso, o número de hospitalizações por 100 mil habitantes passou de 4,17 para 9,06, um resultado que indica altíssima incidência de casos na população, mantendo alerta de bandeira
preta

O indicador relacionado ao estágio da doença na região piorou, porém, mantendo a situação de bandeira laranja. Foram registrados 523 casos ativos para 1.212 casos recuperados nos últimos 50 dias anteriores ao início da semana. O número de óbitos também subiu, de quatro na semana passada para sete nesta.

Durante as próximas 36 horas a região pode entrar com recurso para pedir reclassificação da bandeira. Os pedidos são analisados pelo Gabinete de Crise e o mapa definitivo é divulgado sempre na segunda-feira. Se mantido o resultado, neste caso de bandeira vermelha, as medidas passam a valer já na terça.

Deixe Um Comentário

×