Prefeitos e coordenador de agricultura da Região Central levam demandas ao secretário Covatti Filho

0

Prefeitos e representantes de seis municípios da Região Central do Estado estiveram nesta segunda-feira (18) na Seapdr para discutir demandas do setor orizícola com o secretário Covatti Filho. O encontro foi encaminhado em reunião com o coordenador regional da Agricultura, Celso Carvalho, em setembro, no município de Formigueiro. A atividade também contou com a presença de secretários da Agricultura municipais e representantes do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro (Amcentro) e prefeito de Restinga Seca, Paulo Ricardo Salermo, destacou que os produtores de arroz da região estão preocupados com a plantação de arroz pré-germinado. “A falta de um defensivo permitido que atue contra o caramujo já está causando perdas significativas para a colheita deste ano”, afirmou.

A intenção do encontro com o secretário Covatti Filho foi pensar em estratégias para resolver esse problema para o próximo ano, com uma alternativa viável para o controle da praga. Conforme o secretário, algumas propostas já estão sendo encaminhadas em Brasília e devem auxiliar nesta questão, como a busca do registro de defensivos por praga e não por cultura.

No Estado foi implementado o Programa Mais Renda para a Orizicultura Gaúcha, que busca rentabilizar o setor e estimular o consumo de arroz. “A saída definitiva para o problema seria investir em pesquisas pelo Irga, buscar apoio das indústrias de defensivos, para encontrar um produto viável, seguro e eficaz”, explicou Covatti.

“Enquanto não encontramos essa solução a Seapdr irá realizar seminários de esclarecimento para produtores e trazer subsídios, junto com o IRGA, que permitam a implantação de ações paliativas nas propriedades, principalmente para impedir o acesso da praga à plantação”, concluiu.

SEAPDR

Deixe Um Comentário

×