Polícia Civil de Formigueiro alerta sobre golpes praticados com munícipes

0

Durante o período de isolamento social em virtude da pandemia, farsantes estão se adaptando cada vez mais e criando novos golpes para explorar a vulnerabilidade das pessoas.

Somente neste ano, mais de 30 ocorrências do tipo foram registradas na Delegacia de Polícia de Formigueiro, envolvendo sempre uma grande quantia em dinheiro.

Por isso, é importante conhecer os golpes mais aplicados afim de evitar ser a próxima vítima. É importante também registrar boletim de ocorrência com a Polícia Cívil, aberta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. O telefone para contato é 3236-1422.

Golpe dos nudes

O golpe dos nudes é um dos mais praticados da atualidade. Ele funciona da seguinte forma: uma jovem chama a vítima no Facebook ou Whatsapp. Após uma troca de mensagens, a suposta jovem manda fotografias íntimas e pede para que a vítima envie também. Depois de também enviar, o perfil falso se declara menor de idade, e um segundo contato dos golpistas entra em contato. O outro número se declara como pai da jovem, advogado ou até mesmo delegado de polícia, e solicita uma quantia em dinheiro para que a vítima não seja presa. 

Golpe do falso acidente

No golpe do falso acidente os criminosos ligam para a vítima e informam que o filho ou outro parente sofreu um acidente de trânsito. Na emoção do momento, geralmente a vítima, sem querer, questiona se “é o fulano?”, e acaba contanto o nome do suposto acidentado. A partir disso, os estelionatários vão desenrolando a história e solicitam uma quantia em dinheiro para arcar com os custos do resgate ou de um guincho. 

Golpe do falso sequestro

O golpe do falso sequestro é um dos mais conhecidos e ainda bastante praticado. Ele consiste em uma ligação dizendo que determinado parente foi sequestrado, e vai pressionando psicologicamente a vítima até realizar o depósito. Em alguns casos, ameaçam ainda de não poder desligar a ligação até transferir o dinheiro, evitando assim que a vítima faça contado com o suposto parente sequestrado e não caia no golpe.

Golpe do falso prêmio

O golpe do falso prêmio também já é praticado há um bom tempo. Nele, a vítima foi premiada em algum sorteio, dos mais variados tipos de prêmios, e necessita realizar um depósito de adiantamento para arcar com os custos do frete ou outro trâmite, por exemplo.

Clonagem de WhatsApp

A cada dia que passa milhares de contas do WhatsApp são clonadas. A partir do acesso na rede, o golpista chama os contatos solicitando um favor. Ele se passa pela pessoa dona do WhatsApp clonado, e informa que precisa realizar uma transferência bancária, mas que seu limite do dia já foi excedido. Assim, acreditando ser a pessoa, os contatos acabam transferindo o dinheiro, que vai direto para a conta do estelionatário.

Para evitar esse tipo de golpe, é importante estar atento. Nunca passe a ninguém o código recebido por SMS, ele funciona como uma espécie de senha e libera o acesso no seu WhatsApp. Outra opção para garantir segurança, é ativar a verificação em duas etapas, por meio das configurações do aplicativo. Desta forma, você irá criar uma senha fixa de seis dígitos, e toda vez que alguém tentar acessar seu WhatsApp, além do código recebido por SMS, vai precisar saber a senha de verificação.

Deixe Um Comentário

×