Natal sustentável: decoração sepeense é produzida com garrafas pet

0

Desde o ano de 2017, o modelo de decoração natalina adotado no município de São Sepé vem ganhando destaque e se tornando uma tendência cada vez mais utilizada por outras cidades. Isto porque é produzido com material reciclável, através da reutilização de garrafas pet.

Além de proporcionar uma destinação adequada aos materiais, evitando o descarte no meio ambiente, a proposta é financeiramente viável para as prefeituras, já que é mais barata em comparação com as decorações tradicionais.

“Nosso objetivo é conscientizar de que todos os municípios tem condições de ter uma decoração bonita, com um preço bem acessível, pois com a reciclagem das garrafas o custo cai lá em baixo. Peças de outras linhas tem o custo bem elevado, a gente sabe pois já fez pesquisas para ampliar aqui”, comenta Kerulen Ruviaro, uma das responsáveis pela decoração sepeense.

Kerulen acrescenta que “o trabalho feito em São Sepé tem apresentado resultados bem positivos, mudando, inclusive, a cultura das pessoas, que começaram a cuidar e apreciar mais a decoração e a participar de toda a programação do Natal da Família Sepeense”.

A cada ano que passa a estrutura vai sendo ampliada. Inicialmente é montada pelo serralheiro Chiquinho Neves e depois recebe a decoração. O corte das garrafas e a montagem das peças é feito artesanalmente pela própria Kerulen e a artesã Vera Bairros. 

As pets são oriundas de doações realizadas pelos cidadãos em diversos pontos específicos de coleta. Sem a reutilização, segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o tempo de decomposição da garrafa pet é de, no mínimo, cem anos, devido a durabilidade do material que, ligada à umidade e agentes químicos, faz com que a desintegração seja muito demorada. 

O contato da equipe para projetos e orçamentos é via email: kikarutiele@hotmail.com

Deixe Um Comentário

×