Contribuintes poderão ajudar com imposto solidário no mês de março

0

A partir da segunda-feira, dia 2 de março, contribuintes já poderão exercer ações solidárias referente ao encaminhamento do Imposto de Renda à fundos que responsabilizam-se com o cuidado de idosos, crianças e adolescentes do município. A fim de destacar a importância deste fator, a prefeitura de Santa Maria deu continuidade à campanha “Imposto Solidário”. As destinações poderão ser feitas até final de abril, período limite para a população declarar Imposto de Renda.

Os valores designados pelos contribuintes aos fundos municipais do Idoso (Fumid) e da Criança e do Adolescente (Fmdca), serão repassados para as instituições conveniadas. Podem destinar as pessoas físicas que declaram Imposto de Renda por deduções legais (modelo completo). De acordo com a Secretaria de Finanças, é possível designar até 3% do imposto devido. Neste caso, Santa Maria tem potencial para arrecadar em média R$ 23 milhões. Porém, em 2019, das 27.950 pessoas que declaram pelo modelo completo, somente 604 destinaram o imposto aos fundos, gerando aproximadamente R$ 724 mil.

Foto: Divulgação

“Incentivamos muito as pessoas para que façam sua parte ao destinar parte do imposto, pois essa atitude auxilia que as entidades atendam ainda mais idosos, crianças e adolescentes”, salientou a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rosaura Vargas.

Instituições com projetos aprovados para captação do Imposto Solidário

Como destinar?
– Através do Programa do Imposto de Renda Pessoa Física – Receita Federal
– O programa faz o cálculo automaticamente e gera o DARF para o pagamento
– Basta pagar o DARF que a doação terá sido realizada
– Para saber mais
Acesse o site www.receita.fazenda.gov.br, contate o seu contador ou o Programa Municipal de Educação Fiscal no telefone (55) 3921-7073

Deixe Um Comentário

×