Barragem de Formigueiro apresenta baixo nível de água

0

A forte estiagem que se estende desde o ano passado persiste em 2021. A consequência é preocupante para a barragem da Corsan de Formigueiro, que entrou no estágio mais baixo de captação. 

No momento o local recebe água de forma emergencial, puxada de uma sanga próxima a antiga olaria, mas que também está em nível baixo. 

A quantidade de água recalcada da sanga para o lago da barragem é de 10 litros por segundos, enquanto a estação requisita 13 litros por segundo, ou seja, não é o suficiente para o abastecimento e o nível continua em queda.

Na manhã desta sexta-feira, 14, mergulhadores estiveram na barragem para averiguar com exatidão a capacidade. O gerente responsável pela unidade da Corsan de Formigueiro, Mauro Schünke, e sua equipe foram ao local para buscar novas alternativas. 

A solução temporária até que a chuva aconteça deve vir de um açude próximo, onde o dono da propriedade ceda a água para que a Companhia faça o recalque para a barragem, amenizando o problema.

Via rede social, a prefeitura solicita: “hoje a certeza é a de pedir para comunidade colaboração para procurar economizar água”. O Secretário de Administração Fabiano Ilha da Luz relatou que a capacidade da barragem sem chuvas é de 40 dias, uma situação preocupante, e que o Poder Executivo apoia a busca de uma solução emergencial.  

Com informações do Assessor de Imprensa Fernando Ramos

Deixe Um Comentário

×